Ilhabela - São Paulo, Brasil

LITORALNATUREZA

Natália Luana

8/13/2022

O que fazer Ilhabela

A aproximadamente 4h da selva de pedra, é possível encontrar esse refúgio em meio a natureza. Uma bela ilha, como o nome diz: Ilhabela.

Uma ilha incrível, com muitas praias, trilhas e cachoeiras a explorar. Para chegar até a ilha é necessário utilizar ir até São Sebastião e embarcar na balsa. Dentro da Ilha é muito fácil de se locomover, a pé, de bicicleta pelas longas ciclovias ou então de ônibus, tudo muito prático.

A cidade é linda, tudo muito simples, mas encantador. Um dos maiores diferencias da ilha é a segurança e o acolhimento das pessoas locais. Andava sozinha tranquilamente, sem medo.

Para quem gosta de esportes há redes de vôlei disponíveis na beira do mar e a cidade é conhecida pela prática de canoagem. Além disso, o destino é conhecido como Capital Nacional da Vela e nos meses de junho a agosto, as baleias jubarte passam pelas suas águas e é possível fazer passeios para avistá-las.

Infelizmente devido à um ciclone que levou muitas chuvas e temporais à região durante a minha estadia, não consegui fazer as trilhas e conhecer as cachoeiras. Ilhabela tem mais de 300 cachoeiras catalogadas, e entre elas algumas são mais famosas, como:

  • Cachoeira da Toca: ótima para banho, com escorregador natural.

  • Cachoeira do Gato: próxima a Castelhanos, linda e alta.

  • Trilha do Bonete: para quem gosta de aventura e contato com a Mata Atlântica.

Deck de pescadores da cidade

Entardecer pelas praias

Quadras de esporte disponíveis para uso nas praias

Pôr do Sol na Ilha

Como chegar?

Saindo da cidade de São Paulo, é possível alugar um carro ou então pegar um ônibus no Terminal Tietê que leva direto até a balsa de São Sebastião, a aproximadamente 200km. Chegando na balsa é só aguardar a próxima saída.

O que levar?
  • Repelente (ou compre o Citroilha nos mercados locais)

  • Tênis e roupa de caminhada/trilha

Quando ir?

A ilha é uma boa escolha durante o ano todo, com temperaturas mais quentes e mais agito durante o verão. As chuvas são mais recorrentes, mas não costumam se estender por dias.

Onde ficar?

Como viajante solo nesta viagem optei por ficar no Hostel da Vila, que me recebeu muito bem e tem ótima localização. O local conta com hostel e também opções de hospedagem individual ou para casais. Realizei a reserva pelo Booking.

Grafite na área comum do Hostel da Vila